José Barrôco de Vasconcellos assume como Procurador-Geral de Justiça

Tomou posse na tarde desta quinta-feira, 4, o Procurador-Geral de Justiça José Barrôco de Vasconcellos. Ele substitui Eduardo de Lima Veiga, que terminou o seu mandato e irá concorrer à reeleição.

Barrôco foi designado para o cargo por ser o Procurador de Justiça mais antigo em atividade no Ministério Público do Rio Grande do Sul.

A transmissão de posse ao novo ocupante do cargo foi realizada em solenidade realizada na sala de reuniões do Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.

Ao deixar o cargo, Eduardo de Lima Veiga disse que tinha o “dever de agradecer a dedicação e a lealdade” de todos os que o ajudaram a administrar a Instituição. Agradeceu a Procuradores, Promotores, servidores e terceirizados que trabalham no dia a dia da Administração do MP.

Por sua vez, José Barrôco de Vasconcellos enfatizou a eficiência do trabalho do Ministério Público gaúcho. “Na longa caminhada, convivi com Procuradores, Promotores, Magistrados e Servidores e, nestes, destaco os do MP, a quem ressalvo que não há no mundo jurídico gaúcho quem lhes deve respeito e admiração, pelo que fazem para a eficiência do MP do Rio Grande do Sul”, afirmou o Procurador-Geral de Justiça interino. “Seja o nosso coração reto e puro, estudiosos incansáveis das leis que somos, na irresistível vocação de quem viveu e vive o MP hoje e nos dias que se seguirão”, acrescentou.

CURRÍCULO

Natural de Porto Alegre, José Barrôco de Vasconcellos é graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ingressou no Ministério Público em 1974. Atuou nas comarcas de Horizontina, Três de Maio, Estrela, Alegrete, Santa Cruz do Sul, Viamão e Porto Alegre. Em 1988 foi promovido a Procurador de Justiça. Foi Corregedor-Geral do MP no período de 1995/1996.

PRESENÇAS

Prestigiaram a posse os Subprocuradores-Gerais Ivory Coelho Neto e Daniel Sperb Rubin; o Corregedor-Geral do Ministério Público, Ruben Giugno Abruzzi; a Subcorregedora-Geral do MP, Noara Bernardy Lisbôa; o Ouvidor do MP, Luiz Cláudio Varella Coelho; o Presidente da Associação do Ministério Público, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto; a Chefe de Gabinete e Secretária-Geral do MP, Isabel Bidigaray; o Presidente da Fundação Escola Superior do MP, Mauro Luís Silva de Souza; Procuradores, Promotores, servidores e familiares.