Pedida cassação de prefeito eleito

grecelle
Foi em São Pedro do Sul, onde, segundo a Promotoria de Justiça, houve compra de votos por parte do candidato Marcos Senger

O Ministério Público de São Pedro do Sul ingressou com representação eleitoral por captação ilícita de sufrágios contra o prefeito eleito do Município, Marcos Ernani Senger, a vice-prefeita, Elaine Luci dos Santos Pereira, e outras cinco pessoas, duas delas candidatas ao cargo de Vereador no pleito de outubro. O promotor de Justiça Davi Lopes Rodrigues Júnior pede a cassação do registro de candidatura ou diploma dos candidatos eleitos, além do pagamento de multa para todos os denunciados.

De acordo com o Ministério Público, ficou comprovado que, em junho de 2007, o prefeito eleito Marcos Senger, na época Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, patrocinou o evento denominado Ronda de São Pedro, com apresentação de um famoso cantor e trovador do Município. Na oportunidade, por meio de rimas e versos, o artista, ainda que de modo informal, lançou a candidatura do patrocinador do evento a Prefeito Municipal: “...que o Marcos já demonstrou, que és um sujeito direito, por tudo que ele é, por tudo o que já tem feito, não vai pensar que é só pago, que eu tô levando no peito, mas na próxima eleição, nós te queremos é pra prefeito...”, diziam os versos contidos em gravação apresentada à Justiça.

Fato posterior, em 14 de dezembro de 2007, o mesmo artista foi agraciado, por proposição do então vereador Senger, como vulto emérito de São Pedro do Sul, em sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores, tendo, inclusive, participado e animado a festa de aniversário de Senger em maio deste ano. “O artista em questão passou, no decorrer do período eleitoral, a ser figura constantemente vista no Município, apresentando-se cada vez mais em eventos locais, freqüentemente chegando na companhia do candidato eleito”.

FESTA NA VÉSPERA DA ELEIÇÃO

Em 4 de outubro de 2008, um dia antes das eleições, ocorreu um grande evento na localidade conhecida como Passo do Barroso, “paragem de pessoas humildes”, explica o promotor Davi Rodrigues Júnior. Mais uma vez, o referido cantor e trovador marcou presença. As festividades, com farta distribuição de carne, bebidas, pagamento de condução para os convidados, contaram com a presença do irmão do Prefeito eleito e de candidatos a vereador pela coligação “São Pedro para Todos”.

“A existência de propaganda visível de Marcos Senger, da presença do seu irmão, de candidatos a vereador e do artista amigo e colaborador, que, mais uma vez, fez rimas com conotação de pedidos de votos, permitem concluir o verdadeiro beneficiado pela realização da festa”, explica o promotor Davi Rodrigues Júnior.

Nas investigações do Ministério Público, foi possível averiguar, ainda, que o Prefeito eleito, por meio do candidato a vereador conhecido como “Pinóquio”, custeou a confecção de camisas para que integrantes do piquete Bom Retiro do Xiniquá utilizassem nas comemorações referentes à Semana Farroupilha. Também com o intuito de obter votos, doou um forno à lenha para a Comunidade de Navegantes, no valor de R$ 900, distribuiu rancho à uma cidadã e doou um par de chuteiras para cada uma das atletas do time feminino de futebol “Entre Amigas”.