MPRS participa de encontro do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas

ceidelwein

A procuradora de Justiça Sílvia Cappelli, coordenadora do Gabinete de Estudos Climáticos do Ministério Público (GabClima), e a promotora de Justiça do Meio Ambiente de Porto Alegre Annelise Monteiro Steigleder participaram nesta quinta-feira, 4 de abril, da 7ª Reunião Ordinária do Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas (FGMC), promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), por meio da Assessoria do Clima (ASCLIMA).

Durante o encontro, ocorrido no Auditório da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), foi apresentado o Gabinete de Crise Climática do Governo do Estado (GCC). O secretário executivo do GCC, Pablo Palma, fez breve resumo das atribuições e estrutura do gabinete que visa planejar, estruturar e coordenar ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta, reconstrução e recuperação de desastres naturais. O MPRS terá assento no GCC no Conselho de Crise, que será formado por 35 instituições. Os membros serão empossados ainda este mês.

Também foi apresentado o Projeto de Educação Ambiental para Riscos e Desastres (PEARD), que faz parte do Plano de Educação Ambiental Colaborativo do Estado. O objetivo é a implementação dos princípios básicos da Política Estadual de Educação Ambiental e a formação de agentes socioambientais.

O PEARD foi desenvolvido a partir dos eventos extremos climáticos ocorridos no Rio Grande do Sul, principalmente no Vale do Taquari, no final de 2023. O projeto faz uso da educação ambiental como ferramenta para entender, prevenir e minimizar os desastres socioambientais.

Dentro da temática educação ambiental, os membros do GMC deliberaram sobre a criação de uma Câmara Técnica de Educação Ambiental Climática, que também atuará no PEARD e do qual o MPRS também fará parte, juntamente com o Fórum Gaúcho do Comitê de Bacias, Defesa Civil, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, FARSUL, Corsan, Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Prefeitura de Porto Alegre.