Crise climática: encontro entre líderes de Poderes e Instituições foca em procedimentos e recursos direcionados à Defesa Civil

ceidelwein

O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, participou nesta sexta-feira, 3 de maio, da segunda reunião emergencial entre Poderes e Instituições, liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre. O encontro contou ainda com as presenças de chefes e integrantes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Defensoria Pública, TCE-RS, TRT 4, Tribunal Militar, OAB e Defesa Civil.

Na reunião, Alexandre Saltz, que estava acompanhado da subprocuradora-geral e Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios, salientou a necessidade de ações que contemplem critérios profissionais e regras técnicas neste momento. "Temos que estar alinhados, unidos, trabalhando em conjunto para minimizar os impactos desse que parece ser o maior desastre que o Estado do Rio Grande do Sul já viveu", ressaltou o procurador-geral.

O chefe do Parlamento gaúcho confirmou que levará à Reunião da Mesa Diretora da ALRS, na próxima terça-feira, dia 7, assim como já aconteceu anteriormente, um pedido para que R$ 20 milhões, dos recursos disponibilizados pelo programa RS Contra a Fome, sejam enviados à Defesa Civil para aquisição de cestas básicas e posterior encaminhamento às populações atingidas pelas fortes chuvas que assolam municípios do Estado.

Outra medida articulada no encontro foi o encaminhamento de ofício ao Ministério Público Federal solicitando a suspensão do "ENEM dos Concursos", marcado para este domingo, dia 5, pelo Governo Federal, em razão da evidente dificuldade de locomoção e acesso aos locais de prova pelos cerca de 80 mil gaúchos inscritos para o certame.

Também participaram da reunião de emergência o desembargador Alberto Delgado Neto, presidente do TJ-RS; o conselheiro do TCE-RS Edson Brum; o defensor público-geral, Nilton Arnecke Maria; o desembargador Paulo Roberto Mendes, representando a Presidência do Tribunal de Justiça Militar; o presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia; e o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Alexandre Corrêa da Cruz.