Promotoria Regional acompanha processo de conclusão do Plano de Bacia do Rio dos Sinos

Os debates relacionados ao processo de conclusão do Plano de Bacia do Rio dos Sinos, divididos por categorias em torno das informações sobre a situação das águas na região foram encerrados na última semana.

A Promotora de Justiça Ximena Cardozo Ferreira, com designação excepcional para atuação na área ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, participou dos grupos de discussão, que envolveram representantes do abastecimento público, da agricultura, da indústria, de organizações não-governamentais, sindicatos, entre outros. As observações dos representantes da comunidade serão apresentadas na próxima Plenária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), marcada para o dia 10 de outubro.

Cada grupo de discussão fez uma avaliação sobre a situação das águas, corrigindo ou acrescentando dados. Os apontamentos foram devolvidos ao Comitesinos e serão sistematizados na reunião do Grupo Gestor (GG) do Plano da Bacia - formado pela Diretoria do Comitesinos e por Técnicos da Profill Engenharia e Meio Ambiente Ltda., além de representantes do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Conforme Ximena Cardozo Ferreira, o Ministério Público, através da sua Promotoria Regional, está acompanhando a etapa final de elaboração do Plano de Recursos Hídrícos da Bacia do Rio dos Sinos.

ASSINATURA

Em junho deste ano, o Governador Tarso Genro assinou um contrato para a realização da última etapa do Plano da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. A assinatura abriu caminho para um planejamento que irá regular o uso das águas do Sinos e estabelecer metas e medidas que possam, em um futuro próximo, melhorar a qualidade do Rio.