Palácio do MP participa da comemoração do Centenário do Monumento a Júlio de Castilhos

marco

Acontece nesta sexta-feira, 25, no Centro Histórico de Porto Alegre, comemoração do Centenário do Monumento a Júlio de Castilhos, situado na Praça da Matriz, com diversas atividades a serem desenvolvidas nas sedes dos Poderes, no entorno da Praça, bem como no Museu Júlio de Castilhos (confira abaixo a programação completa).

O Ministério Público sediará encontro para apresentar as dependências de seu Palácio, e, às 18h, a Chefe de Gabinete e Secretária-Geral do MP, Isabel Bidigaray, conversará com os presentes sobre a defesa do patrimônio cultural por parte da Instituição.

PROGRAMAÇÃO – 25/01/2013

Durante todo o dia 25: concurso de fotos do Monumento (profissional e amador). As fotos serão colocadas em dois álbuns do evento no Facebook e ganharão as três mais curtidas em cada categoria.

16h20min - Abertura da exposição fotográfica “Um Monumento de 100 Anos: Fotografias antigas do Monumento a Júlio de Castilhos”.

Local: Sala JB Scalco, Solar dos Câmara.
Em caso de chuva, o evento será mantido.

16h30min - Visita guiada ao Solar dos Câmara.

Duração: 45 minutos
Número máximo de pessoas: 30
É necessária inscrição prévia através do email agenciaurbsnova@gmail.com
Em caso de chuva, o evento será mantido.

17h30min - Atividades de educação patrimonial, com pintura e desenho, sobre o tema do monumento para crianças de 7 a 14 anos. Traga os seus filhos.

Local: Praça da Matriz, junto ao Monumento.

17h30min - Palestra “Júlio de Castilho e seu Contexto Histórico”, por Gabriel Castello Costa, historiador do Museu Júlio de Castilhos.

Local: Auditório do Museu Júlio de Castilho. Rua Duque de Caxias, 1205.

18h - Visita guiada ao prédio do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul

Endereço: Rua Riachuelo, 1031 (provavelmente a entrada será pela Praça da Matriz, entre a Assembleia Legislativa e o Theatro São Pedro). Em caso de chuva, o evento será mantido.

18h - Palestra “A Ação do Ministério Público na Questão do Patrimônio Cultural”

Local: Palácio do Ministério Público
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 110.
Organizador: Memorial do Ministério Público
Apresenta: Drª Isabel Barrios Bidigaray, Promotora de Justiça.
Em caso de chuva, o evento será mantido.

19h - Viva o Centro a Pé Especial, com a apresentação histórica e descrição da simbologia do Monumento a Júlio de Castilhos.

Local: em frente ao monumento, na Praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz).
Organiza: Viva o Centro a Pé
Apresenta: José Francisco Alves, Curador-chefe do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, autor de vários livros sobre escultura e monumentos públicos. Em caso de chuva, o evento será transferido para o sábado, dia 26, mesmo horário.